OS ESTROGÊNIOS

JCS      sábado, 5 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Os estrogênios são hormônios importantes para o desenvolvimento sexual e reprodutivo, principalmente da mulher. São referidos como hormônios sexuais femininos. O termo “estrogênio” refere-se a todos os hormônios quimicamente similares neste grupo, que são estrona, estradiol (primário em mulheres em idade reprodutiva) e estriol.

Função do estrogênio
O estrogênio é produzido principalmente nos ovários que são glândulas do tamanho de uva localizadas pelo útero e fazem parte do sistema endócrino. Ele também é produzido pelas células de gordura e pela glândula adrenal. No início da puberdade, o estrogênio desempenha um papel no desenvolvimento das chamadas características sexuais secundárias femininas, como seios, quadris mais largos, pelos pubianos e pelos nas axilas.
 
O estrogênio e o ciclo menstrual
Regula o ciclo menstrual, controlando o crescimento do revestimento uterino durante a primeira parte do ciclo. Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio diminuem acentuadamente e a menstruação começa. Se o óvulo foi fertilizado, o estrogênio trabalha com a progesterona, outro hormônio, para interromper a ovulação durante a gravidez.
Durante a gravidez, a placenta produz estrogênio, especificamente o hormônio estriol. O estrogênio controla a lactação e outras alterações nas mamas, durante a gravidez.     
O estrogênio é fundamental na formação óssea, trabalhando com a vitamina D, cálcio e outros hormônios para efetivamente quebrar e reconstruir os ossos de acordo com os processos naturais do corpo. À medida que os níveis de estrogênio começam a diminuir na meia-idade, o processo de reconstrução dos ossos diminui, com as mulheres na pós-menopausa eventualmente quebrando mais ossos do que produzem. É por isso que as mulheres na pós-menopausa têm quatro vezes mais chances de sofrer de osteoporose do que os homens.
O estrogênio também desempenha um papel na coagulação do sangue, mantendo a força e espessura da parede vaginal e do revestimento uretral, lubrificação vaginal e uma série de outras funções corporais importantes.

Esse importante hormônio tem influência sobre a pele, o cabelo, as membranas mucosas e os músculos pélvicos. Por exemplo, o estrogênio pode tornar a pele mais escura. Alguns pesquisadores esperam usar essas informações para criar loções bronzeadoras seguras, ativando a reação de escurecimento da pele no estrogênio, sem provocar outras alterações no corpo devido ao hormônio. 
O estrogênio também afeta o cérebro, e estudos também mostram que estando os níveis cronicamente baixos estão ligados a um humor reduzido.

Estradiol NÃO Engorda 
 
Na Fisiologia, buscamos sempre o EQUILÍBRIO.
O Estradiol, tanto no homem como na mulher, é fundamental para aumentar a libido atuando ao lado da testosterona. O excesso bem como a falta de estradiol baixam a libido.
Ele também é fundamental em ambos os sexos no controle do apetite e da lipogênese, ou seja, na falta dele ou no excesso você vai comer mais e produzir mais gordura. 

Isto fica claro na menopausa, quando a maioria das mulheres sem reposição hormonal engordam muito prejudicando seu metabolismo energético e libido. #doseseushormonios

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019