Hormônios e o câncer

Dr. Marco Botelho, MSc, Phd.      domingo, 30 de junho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

O Câncer de Próstata, por exemplo, inicia a partir de um processo inflamatório crônico devido à deficiência de testosterona.

Não é comum ocorrerem patologias da próstata em adolescentes, já que o pico de hormônios ocorre nessa fase da vida.

Além disso, estudos mostram que homens com níveis mais baixos de testosterona são significativamente mais propensos a terem níveis mais elevados de PSA (antígeno prostático específico).

Isso quer dizer que níveis baixos de testosterona criam um estado inflamatório sistêmico, reduzem os níveis de óxido nítrico prostático, o que pode levar ao aumento da pressão intra-prostática.

Aproximadamente dois terços dos pacientes masculinos com câncer avançado apresentam níveis baixos de testosterona, por isso a terapia de reposição de testosterona é considerada segura para homens com patologias benignas ou malignas da próstata.

A incidência de câncer de mama, útero e ovários, em mulheres na puberdade, também não é comum, nem no período gestacional, pois são épocas de maior produção hormonal.

Por outro lado, quando a mulher entra em MENOPAUSA ou faz uso de CONTRACEPTIVOS ORAIS ou INTRAUTERINOS e seus níveis hormonais decrescem consideravelmente, ocorre a maior incidência de neoplasias.


Autor:

Dr. Marco Botelho, M.Sc, Ph.D, criador da técnica de reposição hormonal transdérmica com nanopartículas e um dos autores que publicou artigos clínicos de longa duração sobre o uso de hormônios transdérmicos bioidênticos nanoestruturados. É pesquisador nos maiores centros do mundo, como nas Universidades de Michigan, Sorbonne, Paris e Sassari na Itália. É Professor Visitante da Universidade Paris-SORBONNE (Paris VII). Professor/Pesquisador Visitante da Universitá Degli Studi de Sassari; Consultor AD HOC do CNPq, do MEC, Rede BIONORTE e FAPESP.

​Membro Titular da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico na área de Ciências Médicas e da Saúde (FUNCAP). Possui Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade Federal do Ceará (2007); Possui Mestrado em Medicina (Saúde Pública) (EPIDEMIOLOGIA / UFC), Pós-Doutorado em Ortodontia (University of Michigan - Orientador Dr. James McNamara). É Mestre em Odontologia (Ortodontia),Possui experiência na área de Estudos com Modelos Experimentais, Ensaios Clínicos Duplo-Cego, Fitoterápicos, Biofármacos com Nanotecnologia e análise Estatística em Estudos Epidemiológicos.


Adquira o livro: A VIDA SEM MEDICAMENTOS

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019