Hormônios e a inflamação

Dr. Marco Botelho, MSc, Phd.      domingo, 30 de junho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Os Hormônios são anti-inflamatórios naturais, pois aumentam a nossa resposta imune e melhoram a nossa resposta mental.

Por causa do decréscimo deles, com o passar dos anos, vamos perdendo a memória, diminuindo a cognição, ficando com a pele mais envelhecida.

Déficits hormonais têm sido associados ao aumento dos parâmetros inflamatórios do organismo e, consequentemente, ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de determinados tipos de câncer (LASRY; BEM-NERIAH, 2015) e da progressão dos tumores metastáticos, incluindo os tumores ósseos (ROODMAN, 2004).

A inflamação crônica (processo natural do organismo em resposta aos agentes agressores como tentativa de neutralizá-los) também é um dos principais fatores de progressão e metástase de diversos tumores.

Diversos estudos mostram essa correlação funcional direta entre a inflamação crônica e as alterações genéticas que promovem a transformação maligna.

Pesquisadores do Massachussets Institute of Technology demonstraram, por exemplo, que agentes químicos do nosso próprio sistema imunológico, usados para combater agressões ou infecções, podem criar mutações genéticas que levam ao câncer (FEDELES et al, 2015). 

Entre os agentes mais agressores, os que causam reação inflamatória crônica, estão os medicamentos. 

Os contraceptivos orais, dispositivos intrauterinos (DIU), esteroides anabolizantes, ou seja, hormônios que não são bioidênticos, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, como mostram diversos trabalhos científicos.

Além destes, medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBPs) - Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, Rabeprazol, Esomeprazol e Dexlansoprazol - comumente utilizados para tratamento deproblemas estomacais (gastrite, úlcera, azia, por exemplo), aumentam o risco de desenvolver câncer de estomago e fígado (LIMA, 2013; SHAO YJ et al, 2018).

Isso ocorre porque o uso de IBPs reduz substancialmente a secreção do ácido gástrico, o que pode acarretar, em longo prazo, em hipergastrinemia, ou seja, o mecanismo de produção de ácido passa a produzir ácido de modo ainda mais intenso e descontrolado.

Isso estimula a proliferação e o crescimento de células e tecidos que estão associados não só ao câncer gástrico, mas também às neoplásias de pâncreas, pulmão, fígado, ovário e colo-retal.

Diariamente, quando escovamos os dentes ou bebemos água "tratada", somos expostos a um dos agentes mais tóxicos ao organismo, o flúor, o qual altera as funções endócrinas principalmente no que diz respeito à produção dos hormônios tireoidianos e esteroides, aumentando o risco de desenvolvimento de neoplasias e outras doenças inflamatórias crônicas.

O controle da inflamação, por meio da reposição de hormônios bioidênticos nanoestruturados, tem efeitos terapêuticos benéficos tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer e das doenças crônicas (STEP-HENSON et al, 2013).


Autor:

Dr. Marco Botelho, M.Sc, Ph.D, criador da técnica de reposição hormonal transdérmica com nanopartículas e um dos autores que publicou artigos clínicos de longa duração sobre o uso de hormônios transdérmicos bioidênticos nanoestruturados. É pesquisador nos maiores centros do mundo, como nas Universidades de Michigan, Sorbonne, Paris e Sassari na Itália. É Professor Visitante da Universidade Paris-SORBONNE (Paris VII). Professor/Pesquisador Visitante da Universitá Degli Studi de Sassari; Consultor AD HOC do CNPq, do MEC, Rede BIONORTE e FAPESP.

​Membro Titular da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico na área de Ciências Médicas e da Saúde (FUNCAP). Possui Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade Federal do Ceará (2007); Possui Mestrado em Medicina (Saúde Pública) (EPIDEMIOLOGIA / UFC), Pós-Doutorado em Ortodontia (University of Michigan - Orientador Dr. James McNamara). É Mestre em Odontologia (Ortodontia),Possui experiência na área de Estudos com Modelos Experimentais, Ensaios Clínicos Duplo-Cego, Fitoterápicos, Biofármacos com Nanotecnologia e análise Estatística em Estudos Epidemiológicos.


Adquira o livro: A VIDA SEM MEDICAMENTOS

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019