O que são Hormônios?

Dr. Marco Botelho, MSc, Phd      segunda-feira, 30 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Os hormônios são moléculas de sinalização produzidas por glândulas endócrinas e transportadas pelo sistema circulatório para todas as células do corpo, onde se ligam a receptores específicos em diferentes órgãos a fim de regular os mecanismos fisiológicos.

Apresentam diversas estruturas químicas, principalmente de três classes: os eicosanóides, os esteróides e os derivados de aminoácidos/proteínas (aminas, peptídeos e proteínas).
 
Qual a Função dos Hormônios?

Os hormônios que seu corpo produz ou sintetiza a partir do COLESTEROL controlam a maioria de suas funções corporais básicas.

Eles servem como um sistema de comunicação interna entre as células em todo o corpo.

Eles coordenam tudo, desde a digestão e crescimento até o apetite, função imunológica, humor e líbido.

Então, quando seus hormônios estão em desequilibrados, mesmo que ligeiramente, isso pode ter um grande impacto em sua saúde e no seu bem-estar.

Com o passar dos anos já na puberdade a nossa produção de hormônios diminui, é quando passamos a morrer lentamente.

Como?

Simples, o seu corpo passa a produzir menos Testosterona, o Hormônio da Vida, e aí você passa a dormir mal, passa a ter menos libido, menos desejo sexual, menos disposição, seu humor altera, você fica menos sociável, você fica mais chato e morre.

O que são Hormônios Bioidênticos 

Hormônios Bioidênticos são hormônios que são sintetizados a partir de derivados de moléculas parecidas, como Colesterol, proveniente de vegetais que são quimicamente idênticos àqueles produzidos pelo corpo humano.

Estrogênio, progesterona e testosterona estão entre os mais comumente replicados e usados no tratamento.

Hormônios Bioidênticos são feitos por farmácias de manipulação, porém, na sua forma transdérmica, poucos têm a capacidade de permear a pele, sendo assim, criamos a TRHBN - Terapia de Reposição Hormonal Bioidêntica Nanoestruturada, pois somente NANOPARTÍCULAS conseguem ultrapassar a pele.

São feitos sob medida para seu corpo, é o que chamamos de Medicina Personalizada.

Entendam que, hoje, se um homem pesando 100kg e uma mulher de 50kg estiverem com uma infecção na garganta, ambos irão tomar a mesma dose de um antibiótico qualquer como amoxicilina 500mg e isto não é compatível com a lógica.

Os Hormônios Bioidênticos são considerados mais seguros e eficazes do que os hormônios sintéticos, quis dizer com essa explicação é que os hormônios são como "mensagens de whatsapp", usados entre órgãos e tecidos para regulação das atividades fisiológicas e comportamentais como o sono, o humor, a digestão, o metabolismo, a respiração, a função tecidual, a percepção sensorial, a excreção, a lactação, o estresse, o crescimento, o desenvolvimento, o movimento e a reprodução (BOTELHO et al, 2010²).           

Reposição Tradicional VS. Reposição Nano

Os hormônios bioidênticos são diferentes daqueles usados na terapia tradicional de reposição hormonal (TRH), feitos com urina de égua prenha, como por exemplo, o PREMARIN (PRE=PREGNANT MA=MARERIN=URINE), os chamados eqüinos conjugados, pois estes últimos não guardam qualquer similaridade química com aqueles que nossos corpos produzem naturalmente.

As drogas que a indústria farmacêutica insiste em chamar de hormônios usados na antiga TRH tradicional são feitas a partir da urina de éguas prenhas.

Os nossos estudos mostram que tais compostos são nocivos a qualquer mulher, leia o estudo Womens Health Initiative (WHI) que mostra o risco de câncer quando as mulheres tomaram xixi de égua prenha.

Ora se a égua excreta é porque não deve ser ingerido, concorda? 
 

Ao contrário de tais resultados, os nossos estudos mostram a segurança e eficácia dos hormônios bioidênticos, tendo em vista que são iguais (idênticos) aos hormônios que o corpo produz naturalmente. 

Quando deve-se fazer a Terapia de Reposição Hormonal Bioidêntica Nanoestruturada (TRHBN)?

A TRHBN é usada quando os níveis hormonais diminuem, em homens e mulheres que apresentam níveis NORMAIS e NÃO IDEAIS.

É usado para aumentar os níveis dos hormônios que caíram e melhorar os sintomas como: ondas de calor, suor noturno, mudança de humor, perda de memória, ganho de peso, problemas de sono, perda de interesse em sexo ou dor durante o sexo.

Além de ajudar com os sintomas, a terapia de reposição hormonal também pode reduzir o risco de diabetes, perda de dentes e catarata.

Há evidências de que isso pode ajudar a melhorar a espessura, a hidratação e a elasticidade da pele e até reduzir rugas na pele.

Para aqueles com câncer, que passaram por tratamentos que afetam seus níveis de estrogênio, a TRHN tem-se mostrado eficaz para melhorar seu bem-estar geral e qualidade de vida.

Em um estudo, pessoas com câncer submetidas à TRHN encontraram alívio de sintomas relacionados ao tratamento, como enxaqueca, incontinência, baixa líbido e insônia.

O estudo também descobriu que sua taxa de recorrência de câncer de mama não era maior que a média.


Autor:

Dr. Marco Botelho, M.Sc, Ph.D, criador da técnica de reposição hormonal transdérmica com nanopartículas e um dos autores que publicou artigos clínicos de longa duração sobre o uso de hormônios transdérmicos bioidênticos nanoestruturados. É pesquisador nos maiores centros do mundo, como nas Universidades de Michigan, Sorbonne, Paris e Sassari na Itália. É Professor Visitante da Universidade Paris-SORBONNE (Paris VII). Professor/Pesquisador Visitante da Universitá Degli Studi de Sassari; Consultor AD HOC do CNPq, do MEC, Rede BIONORTE e FAPESP.

​Membro Titular da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico na área de Ciências Médicas e da Saúde (FUNCAP). Possui Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade Federal do Ceará (2007); Possui Mestrado em Medicina (Saúde Pública) (EPIDEMIOLOGIA / UFC), Pós-Doutorado em Ortodontia (University of Michigan - Orientador Dr. James McNamara). É Mestre em Odontologia (Ortodontia),Possui experiência na área de Estudos com Modelos Experimentais, Ensaios Clínicos Duplo-Cego, Fitoterápicos, Biofármacos com Nanotecnologia e análise Estatística em Estudos Epidemiológicos.


Adquira o livro: A VIDA SEM MEDICAMENTOS

 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019