Noite mal dormida pode afetar o andamento do dia todo

Dr. Marcelo Leão      domingo, 4 de agosto de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Você já reparou como uma noite mal dormida pode afetar o andamento do dia todo? Dormir mal prejudica o desempenho mental, humor e confiança, diminui a energia e vitalidade e, com o tempo, acarreta em problemas sérios de saúde.

Uma pesquisa do Instituto do Sono de São Paulo mostrou que 63% dos brasileiros têm algum problema para dormir, como apneia do sono, insônia crônica, bruxismo (quando a pessoa range ou aperta os dentes enquanto dorme) ou mesmo pesadelos constantes.

Mas por que tanta gente dorme mal? A origem dos problemas para dormir não é necessariamente biológica ou patológica. O contexto social, econômico, o estilo de vida e até o avanço da tecnologia podem contribuir para o surgimento de distúrbios do sono.

Para evitar prejuízos à saúde no curto, médio e longo prazo, é importante investir na qualidade do seu sono. Para isso, procure manter horários regulares de descanso e despertar, e não faça refeições grandes ou pesadas a menos de duas horas antes de ir para a cama. Nesse período, evite também a exposição à luz intensa e/ou direta, incluindo a emitida por TVs, computadores, smartphones e tablets. É no escuro que o nosso organismo produz a melatonina, hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, o processo pelo qual o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono.

Por fim, pelo menos 30 minutos diários de exercícios, até quatro horas antes de dormir, proporcionam um sono mais profundo e menos fragmentado. Para saber mais sobre o que você pode fazer para dar ao seu corpo o descanso que merece, acompanhe os próximos artigos. 

 


Publicidade


Você que precisa de um colchão que ofereça um verdadeiro descanso para o corpo, adquira o nosso produto com tecnologia.... 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019