Menopausa e Odontologia

@hormonio_odonto      domingo, 15 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

hormonio_odonto

Menopausa e Odontologia


No ciclo de vida feminino a perimenopausa e a pós-menopausa são condições naturais de transição para cessar a função reprodutiva feminina, acompanhadas de manifestações sistêmicas indesejáveis, podendo citar os calores, perda da massa óssea, enfraquecimento muscular, perda da umidade mucosa, dentre outros. São devidos a baixa hormonal principalmente de estrogênio, progesterona e testosterona.

Essas alterações, na maioria dos casos, resulta em implicações clínico odontológicas, sendo necessário o reconhecimento imediato do Cirurgião -Dentista, no diagnóstico da reabsorção periodontal que causa perda dental precoce, diminuição da densidade óssea dos maxilares que limita a qualidade óssea para possíveis implantes dentários ou aumentando o risco de fraturas ósseas, diminuição do fluxo salivar predispondo ao maior risco de cárie e aumento das lesões ulcerativas bucais, fragilidade muscular da ATM, e outros riscos que ainda abordaremos em nosso perfil.

Dentro da própria área dos profissionais da saúde, e sem polemizar a linha de escolha de cada um, alguns acreditam que os sintomas da menopausa são inevitáveis e devem seguir seu próprio curso, outros profissionais entretanto, se dedicam ao estudo dessa fase da vida feminina no intuito de minimizar seus efeitos ruins, elevando a qualidade de vida no envelhecimento da mulher.

Cabe ao Cirurgião Dentista e aos colegas médicos realizarem um tratamento conjugado visando o bem estar do principal envolvido nessa situação: A paciente! Odontologia com hormônios, estudo e responsabilidade.

#menopausaeodontologia 

#menopausa 

#menopausaeodonto 

#cirurgiaodentista

 #evidenciascientificas 

#odontologiaintegrativa 

#ossos 

#menopausa 

#odontologiacomhormonios

 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019