• O cirurgião-dentista e pesquisador @dr.marcobotelho realizou um estudo muito interessante para comprovar que os valores de normalidade de exames séricos estão desatualizados. Selecionou um grupo de pacientes com resultados NORMAIS de #vitaminaD3 ,isto é, com valores acima de 30ng/ml. Nesses pacientes realizou exames de #densitometriaóssea, exame de imagem que mede a densidade da massa óssea, necessário para o diagnóstico de osteoporose e osteopenia. Para sua surpresa, descobriu dezenas de pacientes com #osteopenia e #osteoporose 😮!
      É sabido que a VitD3, juntamente com outro hormônio, #calcitonina, alguns minerais e vitaminas regulam o metabolismo do #cálciosérico,fixando-o na matriz óssea. Cálcio bom é cálcio ósseo. Normalmente 97% dele está no osso, apenas 3% circulam na corrente sanguínea. Quando em excesso no sangue causa várias doenças.
      Conclusão: os valores de normalidade dessa importante vitamina, que na verdade é um hormônio, #colecalciferol, um álcool, estão defasados. Somente nessa página postada do estudo tem 20 casos de osteopenia e 2 de osteoporose, com 35 e 37ng/ml!
      Meu último exame de vitD deu 127ng/ml, tenho pacientes acima de 200 sem sintomatologia de toxicidade e doenças citadas na literatura médica, que também está desatualizada.
      Portanto, modular esse hormônio à níveis otimizados é urgente e salutar. 
    Autor: Por Edgard Navarro, 
    Cirurgião-dentista formado pela UFRJ. 
    Pós em Prótese Dental, DorOroFacial ATM. Major Dentista da Aeronáutica.  
    Protocolo Botelho MBteam. 
    CRO-RN 4491
    Instagram: @dr.edgardnavarro