Dentes e suas funções energéticas

Eugenio Soriani      terça-feira, 8 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Eugenio Soriani *

Tenho a certeza de que se perguntássemos para mil pessoas, independentemente do seu nível social e cultural, qual é a função dos dentes, todos dariam a mesma resposta: a mastigação dos alimentos. Esta é, sem dúvida, uma função importantíssima, mas não essencial, pois existe outra que é insubstituível. 

Esta função 'secundária ou oculta' não tem sido mencionada até agora em qualquer tratado sobre a fisiologia do sistema digestivo, pois está além de toda possibilidade de ser observada pela instrumentação da medicina moderna, tão vinculado ao que se vê.

Refiro-me à carga energética e etérica (nervosa) de todos os órgãos digestivos. Essa carga acontece exatamente no momento de mascar. 

Primeiro, é necessário esclarecer o público leigo de que as diferentes ramas da ciência que formam a base da ciência médica, embora tenham feito grandes progressos, ainda estão longe de conhecê-la em profundidade, do qual forneceremos provas. Os dentes desempenham um papel triplo: mastigação, salivação e carregamento de energia etérica de todos os órgãos do sistema digestivo com o qual eles estão conectados através de seus respectivos terminais nervosos. Esta é a razão pela qual, desde os tempos antigos, a sabedoria hindu tem recomendado a mais completa e cuidadosa mastigação.

Durante a mastigação, as mandíbulas realizam um trabalho formidável necessário para a trituração dos alimentos.  Através do nervo de cada dente, a energia é enviada e se acumula no órgão ou setor que lhe corresponde.  Até agora não se conhece nenhum dispositivo físico que possa evidenciar este fenômeno, mas não me surpreenderia que um especialista em eletrônica inventasse um dispositivo pelo qual se pudesse determinar a carga energética que a mastigação acumula em todos os órgãos do sistema digestivo. Por agora, este fenômeno pode ser perfeitamente compreendido pelas pessoas que dotadas de conhecimentos das medicinas antigas integrados com as descobertas científicas sobre bioquímica, biofísica e mecânica quântica.

A mastigação ativa todas as glândulas, desde a pituitária até a tiróide, o pâncreas, o baço e as gônadas. Os órgãos sexuais se tornam mais equilibrados. A glândula que sofre a maior mudança é o timo, o qual produz as células-T necessárias para o bom funcionamento do sistema imune. De acôrdo com o American Medical Dictionary, pesquisas indicam que o hormônio parotino, o qual é excretado durante a mastigação, aumenta a produção das células-T. A mastigação é essencial para pessoas com AIDS ou com qualquer doença degenerativa.

O que posso observar é que na medida em que acontece a mastigação, vai aparecendo na altura do umbigo e ao redor da cintura uma luminosidade crescente semelhante a um anel fluorescente.

Por esta razão, é um grave erro mastigar pouco ou inadequadamente. Também não dar a devida atenção aos cuidados bucais como evitar alimentos que desencadeiam cáries, acidez e outros problemas ‘digestivos’. Procurar ter bons hábitos de higiene bucal para, desta forma, evitar a perda de seus plenos potenciais de geração energética. Finalmente, evitar a todo custo a perda de dentes, principalmente os molares. A dentição falsa consegue esplendidamente manter a aparência estética da pessoa e lhe ajuda a mastigar. Mas no que diz respeito à carga etérica de todos os órgãos do sistema digestivo sua ação é quase nula.

A prova prática da existência da carga etérica pode ser realizada por qualquer pessoa com um liquidificador. Falando para seus dentes assim: "Eu vou limpá-los bem e dar-lhes um mês inteiro de férias. Comportem-se bem e durante esses dias fiquem bem sossegados."

Durante 30 dias, o pesquisador irá tomar toda sua alimentação via colher, como é habitual com qualquer sopa semi espessa. Antes do final da semana, você começará a perceber uma sensação de um princípio de constipação, uma indigestão pesada, ou qualquer outra indicação de que algo não está funcionando como antes. 

O corpo físico, para se manter nutrido, vitalizado e defendido (sistema imunológico) depende inteiramente de seu sistema digestivo. Ao receber alimentos que por natureza são adequados (crus e vivos) e adequadamente mastigados, o organismo irá funcionar de forma eficiente, produzindo um sangue puro, rico em substâncias necessárias para mantê-lo em perfeitas condições. A boa mastigação faz parte importantíssima do sistema digestivo, fazendo com que o início de todo o processo comece BEM ou muito MAL.

E aqui temos mais um grande benefício da prática da alimentação crua e viva, quando os alimentos são inevitavelmente crocantes e deliciosamente mastigáveis...

E quando por causa de nossa ignorância este complexo mecanismo desta máquina maravilhosa - instrumento sensorial do paladar e prazer da alimentação - começa a falhar, quem o irá concertar?

Leia também: Parte 2 (segundo a Biocibernética Bucal)

Dentes sem proteção x alimentação e higiene?

Os Dentes - Bioaxis

(*) Eugenio Soriani (1894 – 1981) - italiano, naturalizado argentino, autor do livro (fonte deste texto), As polaridades bioelétricas dos alimentos. 

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 

Dentes e suas funções energéticas - Parte 2

 
 
 
Principal: Alimentação Consciente
Compartilhar 
Dentes e suas funções energéticas - Parte 2

Conceição Trucom *

Segundo a visão da Biocibernética Bucal (Dr. Mário Baldani)

A Biocibernética Bucal é uma técnica odontológica, que se dispõe a auxiliar ou mesmo a tratar problemas de saúde através do redimensionamento bucal. Ela encara o paciente odontológico como um todo, de uma maneira holística, sem esquecer que cada dente carrega informações de toda a vida do indivíduo.

Através de experimentos clínicos, pôde-se comprovar a relação da boca e dos dentes com o resto dos órgãos e tecidos do corpo humano. Ou seja, há uma extreita ligação entre os dentes, órgãos, glândulas e sistemas. 

É possível também detectar aspectos psicológicos através do exame bucal com ênfase na Biocibernética, ou seja, consegue-se saber como a pessoa foi educada e qual seu molde cultural simplesmente examinando sua arcada dentária.

Na ilustração, pode-se observar uma relação entre cada dente e a personalidade, e o comportamento masculino e feminino nos ambientes sociais e afetivos. Inversões nas curvas de Spee e Wilson podem representar sérias alterações psiquiátricas. Os grupos de quatro dentes são divididos em quadrantes, em que o lado esquerdo corresponde ao relacionamento afetivo, e o direito, ao relacionamento social. Na arcada superior tem-se a correspondência com o feminino, e na inferior, com o masculino.

Incisivos centrais (superiores e inferiores) relacionam com o sistema neural. São dentes da inteligência e principalmente da personalidade.

Incisivos laterais são os dentes referentes ao relacionamento. Eles também têm relação com o sistema neural, porém em menor intensidade, e com manifestações semelhantes às dos incisivos centrais.

Caninos são os dentes correspondentes ao sistema circulatório; são os dentes do inconsciente, do lado animal, que todos temos. Alterações neles denotam modificações quanto às reações de ataque e defesa, amor e ódio.

Primeiros pré-molares correspondem ao sistema excretor (rins e intestinos), e relacionam-se ao contexto emocional, à segurança.

Segundos pré-molares correspondem ao sistema respiratório (pulmões até vias aéreas inferiores e superiores, e relacionam-se à liberdade). Sintomas relacionados aos primeiros pré-molares confundem-se com os dos segundos pré-molares, porque a representação destes no contexto psicológico está voltada para a liberdade e o outro para a segurança; ninguém tem segurança quando perde a liberdade.

Primeiros molares correspondem ao sistema digestivo, e relacionam-se à auto-suficiência. Este dente é o que mais costuma ter cáries e o que mais as pessoas perdem durante a vida, pois ser autosuficiente é, sem dúvida alguma, um dos principais motivos de tensão do ser humano.

Segundos molares são dentes muito importantes, pois correspondem ao processo hormonal (glândulas endócrinas e seu hormônios).

Terceiros molares (conhecido como o dente do “juízo”) nascem por volta dos 20 ou 21 anos e correspondem ao sistema linfático.

É possível mudar aspectos psicológicos e sistêmicos, mudando o posicionamento dos dentes. Ortodontistas experientes comentam que seus pacientes melhoraram na escola ou mesmo ficaram mais calmos. Na verdade, todo tratamento ortopédico ou ortodôntico interfere no comportamento do indivíduo. Mudar os dentes não significa mudar a maneira de pensar das pessoas, e enquanto não se trabalhar tudo ao mesmo tempo, teremos recidivas eternas. Na parte sistêmica o mais impressionante são os resultados na área respiratória, onde se tem conseguido reverter inúmeros problemas de saúde como: adenóides, rinites, amigdalites, epilepsia, bronquite, dentre outros problemas tratados somente através da boca, e usando-se apenas acompanhamento médico nos casos mais graves.

Para tratamento da boca, em que a deformação da arcada está interferindo na postura, recomenda-se aos pacientes técnicas de massagem como: RPG, Do-In, Shiatsu, Holfing, dentre outras para auxiliar o tratamento.

Fontes: Livro Biocibernética Bucal - Em Busca da Saúde Perfeita - Dr. Ernesto Furlan e Dr. Rogério Pavan Santos.

Instituto Bioaxis

Os Dentes - Bioaxis - Reflexões sobre o Flúor

Dentes sem proteção x alimentação e higiene?

 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019