Cascata hormonal: por que obesidade causa impotência sexual?

Dr. Edgard Navarro      segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Nossa fisiologia hormonal parece um sistema viário intrincado com diversas vias onde o transito flui, ora em mão única, ora em mão dupla. Um pré-hormônio se transforma em hormônio, esse pode voltar a ser seu precursor que pode retornar a ser hormônio.. Tudo isso mediado por enzimas que catalizam as reações.
Observem que tudo começa com o #colesterol NÃO oxidado. Sem ele não ocorre a #cascatahormonal. Fica claro então, que níveis baixos de colesterol total causam déficit hormonal. Portanto, é justo afirmar que evitar gorduras na alimentação é um erro. 
Tomar #estatinas pra diminuir a taxa de #colesteroltotal com o objetivo de prevenir #doençacardiovascular é outro grande equívoco. Porém ainda é essa a conduta da maioria dos médicos quando se deparam com exames acima de 200mg/dl. A propósito, o limite máximo de normalidade do colesterol há 70 atrás era 320. Porque esse valor vem caindo? Que mudança significativa  ocorreu em nossa fisiologia que justificasse tal redução? Nenhuma, convém à indústria que esse valor seja cada vez mais baixo, quanto menor o teto da normalidade, mais pacientes se enquadrarão fora dela, mais estatinas serão prescritas.
O colesterol é tão importante que produzimos 70% do que precisamos. Uma atenção especial nessa #dinâmicahormonal para a conversão da #testosterona em #estradiol
Um hormônio #andrógeno se transformando em
um hormônio #estrógeno, que expressa as características femininas. Durante a puberdade, o estradiol estimula o desenvolvimento de mamas, ovários, aumento de quadris e nádegas nas mulheres.
A enzima que catalisa a conversão de testosterona em estradiol é a #CYP19, também conhecida por #aromatase. Ocorre que essa enzima é fartamente encontrada no #adipócito, célula gordurosa do tecido adiposo. Portanto quanto mais gordura localizada, mais aromatase, mais estradiol e menos testosterona. Por isso, não é exagero dizer que a #obesidade no homem, o torna cada vez mais parecido com a mulher. Aumento de gordura nos flancos, quadris, nádegas, #ginecomastia (crescimento da mamas), #impotenciasexual. Outros sintomas incluem #retençãohídrica e #irritabilidade acima do normal. Controle seu peso e mantenha sua virilidade e potência sexual. 


Autor:

 Dr. Edgard Navarro  

SAÚDE-LONGEVIDADE SEM REMÉDIOS


ODONTOLOGIA INTEGRATIVA
Dor Orofacial e ATM
Prótese Dental e Implante Ósseo
Major Dentista da Aeronáutica
Hormônios Bio-Idênticos Nano
CRO4491RN
 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019