Antibióticos: Será que estamos prescrevendo direito?

@perio_diaria      sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

perio_diaria

🧐Será que não precisaríamos de uma exame 🧪para termos certeza? Será que não estamos prescrevendo antibióticos 💊de uma forma meio empírica, meio na experiência clínica?
.
Pois o Journal of Clínical Periodontology acabou de publicar uma revisão maravilhosa sobre esse tema!
.
Aprendam o nome de um periodontopatógeno importante: Aggregatibacter actinomycetemcomitans🦀. Antes chamado de Actinobacillus actinomycetemcomitans🦀. Mas o apelido não mudou. Vamos chamá-lo de Aa🦀. Está presente nas chamadas PERIODONTITES JUVENIS LOCALIZADAS )antigamente) ou PERIODONTITES AGRESSIVAS. Hoje mudou a classificação, mas não vou comentar agora. Na minha iniciação científica, minha tarefa era cultivar essa 🦠 ... era eu aparecer com aquilo no laboratório que o povo falava... lá vem o fedorzão🤢.... cheiro de bafo periodontal🥴. Periodontista não liga pra isso💪🏻
.
Em 1984, Lindhe & Liljenberg trouxeram a enorme contribuição dizendo que o Aa 🦀está muito associado às peridontites agressivas e esses casos PRECISAVAM de antibiótico.💊Comparam estudos onde se sabia exatamente que haviam ao menos 6 🦀🦀🦀🦀🦀🦀🦀periodontopatógenos importantes. E dividiram os estudos em 2 grupos: quando tem grande proporção de Aa 🦀(muito comum nas agressivas), e pouca proporçõ de Aa🦠.
.
CONCLUSÃO: SABER SE TEM ESSAS OU AQUELAS BACTÉRIAS 🦠🦀NÃO FAZ MUITA DIFERENÇA NOS RESULTADOS CLÍNICOS.
.
COM ANTIBIÓTICO 💊80% BOLSAS MAIORES OU IGUAIS A 5MM ⚠️TIVERAM REDUÇÃO PARA MENOS DE 4MM ⚠️E SEM 💊ANTIBIÓTICO, A REDUÇÃO FOI DE 52,6%. 💊Antibiótico ajuda muito!
.
Masss... só se consegue ESTABILIDADE de RESULTADOS 👏🏻👏🏻👏🏻com TERAPIA PERIODONTAL DE SUPORTE... ou a manutenção preventiva. (Oras... olha eu falando nisso de novo!!!)
.
🎈Este é um perfil para dentistas. Me desculpe se é técnico e chato. 🎈Mas no perfil @cristinamiuraa falo diretamente para os pacientes. 🌷Sou prof.Cristina Miura. Marque ou compartilhe para a sua equipe! 🌝Nada pior que colegas falando uma coisa cada um. 🙄Ou cada um inventando a sua "moda" sem base científica. 🙂E por favor! Conta aqui qual a sua dúvida, aquilo que te deixa com a "pulga atrás da orelha" 🙃toda vez que prescreve um 💊antibiótico.

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019