Andropausa: o que é e como lidar?

JCS      quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Entre as idades de 40 a 55 anos, de modo diferente das mulheres, os homens não têm uma sintomatologia específica como a interrupção da menstruação para marcar a transição. Ambos, no entanto, são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios. Estrógeno nas mulheres, testosterona nos homens. As mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens e podem ser acompanhadas por mudanças em atitudes e humores, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.
 

Estudos mostram que este declínio de testosterona pode acarretar riscos em outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e ossos frágeis. Com isto, tudo ocorre em uma época da vida em que muitos homens começam a questionar seus valores, realizações e objetivos de vida. É difícil perceber que as mudanças são ligadas mais a problemas hormonais do que só as condições externas, como por exemplo a queda do cabelo devido a baixa testosterona, hormônio sexual masculino, maior responsável por isso.
 

Diferente da menopausa, a “transição” dos homens pode ser bem mais gradual e se estender por décadas. Atitudes, estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade e infecções podem desencadeá-la. Com a idade, o declínio nos níveis de testosterona vai ocorrer praticamente em todos os homens. Não há maneira de predizer quem vai ter sintomas de andropausa com intensidade suficiente para procurar ajuda profissional.
 

Sintomas: -Alterações na função sexual – isso pode incluir redução do desejo sexual, menos ereções espontâneas, como as durante o sono, e redução da fertilidade. Outro sinal pode ser a diminuição no tamanho dos testículos; -Mudanças físicas – aumento da gordura corporal, redução da massa e da força muscular, diminuição da densidade óssea, inchaço na região dos mamilos e perda de pelos do corpo são algumas alterações causadas pela andropausa; -Mudanças emocionais – diminuição da motivação ou a autoconfiança e, com isso, tristeza e problemas de concentração e de memória;
 

-Alteração no padrão de sono – tais como insônia ou sonolência aumentada. 
 

Também não é previsível em que idade os sintomas vão ocorrer num determinado indivíduo e são diferentes em cada homem.
 

O nível de testosterona que circula no organismo pode ser medido por meio de um exame de sangue.
 

A reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos causados pela andropausa. Manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada, sono reparador e praticar exercícios físicos regularmente assim como reduzir o estresse, ajuda a evitar os incômodos da andropausa e a evitar doenças associadas à queda da produção de testosterona. Consulte o Guia Profissional e encontre um profissional pertinho de você. Link na bio De qualquer forma, a andropausa é um período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser valorizados.

#doseseushormonios #avidasemmedicamentos

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019