Alimentos para sua memória

@marcelocms      sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

  • marcelocms

    ALIMENTOS PARA SUA MEMÓRIA

    O que a comida que você come tem a ver com o funcionamento do seu cérebro? Embora aconteça muita coisa, sempre soubemos que o que comemos afeta nosso corpo e nossa aparência, sim, mas cada vez mais evidências demonstram o impacto dos nutrientes no nosso humor, comportamento e também no metabolismo cerebral.

    Nossos corpos não gostam de estresse, e liberam citocinas inflamatórias, que são substâncias químicas que estimulam o sistema imunológico a reagir e a lutar contra o estresse através da inflamação, como se o estresse fosse uma "infecção". Enquanto a inflamação ajuda a nos proteger contra doenças e repara o corpo quando você faz algo como se cortar, a inflamação crônica oferece uma resposta completamente diferente - um padrão crônico de inflamação está associado a uma série de doenças, como doenças autoimunes, cardíacas, entre outras.

    Cada vez mais estudos relacionam a influência da nossa saúde intestinal com nosso cérebro, influenciando desde nosso humor até nossa capacidade de concentração - essa ligação, cada vez mais estudada, é o que chamamos de eixo cérebro-intestino. Os hormônios intestinais influenciam a capacidade cognitiva, como entender, manter o foco e reconhecer quando estamos saciados. Além disso, os alimentos ricos em antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais fornecem energia e ajuda na proteção contra doenças cerebrais. Então, quando nos concentramos em dar ao nosso corpo alimentos integrais e nutritivos, beneficiando tanto o intestino quanto o cérebro, estamos realmente beneficiando nossas mentes e corpos, mantendo-os em forma.

    Reuni 14 alimentos que você deve comer para alimentar sua mente e seu corpo, afinal de contas "mens sana in corpore sano". Com uma mistura de frutas, legumes, óleos e até mesmo chocolate.
     Veremos os 7 primeiros desses alimentos!!!!
  •  Abacate
    Contendo vitamina K e folato, ajuda a prevenir coágulos sanguíneos no cérebro (protegendo contra o derrame), melhoram as funções cognitivas como a memória e a concentração, além de ser rico em vitaminas B e C.

    Beterraba
    É rica em antioxidantes que protegem contra o câncer, reduz a inflamação e livra o sangue de toxinas, além de possuir nitratos naturais que impulsionam o fluxo sanguíneo para o cérebro (vasodilatadores). Mirtilos
    É um dos alimentos ricos em antioxidantes mais conhecidos pelo homem, incluindo vitamina C, vitamina K e fibras. Por causa de seus altos níveis de ácido gálico, os mirtilos são especialmente bons para proteger nossos cérebros da degeneração e do estresse.
    Brócolis
    Um dos melhores alimentos para seu cérebro, graças a seus altos níveis de vitamina K e colina, ajudando a manter sua memória afiada, também carregado com vitamina C - na verdade, apenas uma xícara fornece 150% de sua ingestão diária recomendada. Seus altos níveis de fibra significam uma rápida sensação de saciedade.
    Aipo
    É um vegetal com poucas calorias (apenas 16 por xícara!). Os benefícios decorrem dos altos níveis de antioxidantes e polissacarídeos que atuam como anti-inflamatórios naturais podendo aliviar os sintomas relacionados à inflamação, além de conter cargas de vitaminas, minerais e nutrientes com muito poucas calorias - é uma ótima opção para lanches se você quiser perder peso.
    Óleo De Coco
    Um dos alimentos mais versáteis - E quando se trata de seu cérebro, também é cheio de benefícios, funciona como um anti-inflamatório natural, suprimindo as células responsáveis ​​pela inflamação. Ajuda na perda de memória à medida que você envelhece e destrói as bactérias ruins que ficam no seu intestino.
    Chocolate Amargo
    Repleto de flavonóis, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a baixar a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e para o coração. A regra é quanto mais escuro, mais benefícios para a saúde. Opte por um chocolate com pelo menos 70% de cacau. Isso garante que você receba sua correção de choco e seus benefícios para o cérebro!
     
    Como o que comemos pode afetar nosso humor, concentração e cognição. Vamos aos últimos sete alimentos da nossa lista:

    Gemas
    Estudos mostram que comer ovos não tem efeito sobre os níveis de colesterol de adultos saudáveis e pode, de fato, ajudar a elevar os níveis de colesterol bom. As gemas contêm grandes quantidades de colina, o que ajuda no desenvolvimento do cérebro fetal para mulheres grávidas.
    Azeite extra virgem
    É um alimento para o cérebro e graças aos poderosos antioxidantes conhecidos como polifenóis que são encontrados no óleo, o azeite em sua dieta pode não apenas melhorar o aprendizado e a memória, mas também reverter às mudanças relacionadas à idade e à doença. Ajuda a combater as proteínas tóxicas para o cérebro e que induzem o Alzheimer.
    Vegetais verdes, folhosos
    Vegetais verdes e folhosos como couve, acelga suíça e alface romana também são carregadas com vitaminas A e K. Em um estudo, que avaliou os hábitos alimentares e a capacidade mental de mais de 950 idosos por uma média de cinco anos, os adultos que comiam vegetais verdes folhosos uma ou duas vezes ao dia experimentavam deterioração mental mais lenta do que aqueles que não comiam vegetais.

    Alecrim
    O óleo ou a erva contêm ácido carnosico, que é um dos principais ingredientes do alecrim, ajuda a proteger o seu cérebro da neurodegeneração, através de sua ação antioxidante.

    Salmão
    O salmão é um dos alimentos mais nutritivos e amigáveis ao cérebro que existem por aí. Está repleto de ácidos graxos ômega-3 para ajudar a manter o cérebro funcionando sem problemas. Se você tem filhos, alimentá-los com salmão pode ajudar a prevenir o TDAH, melhorando seu foco.
    Cúrcuma
    Graças à curcumina, um composto químico encontrado na cúrcuma, o tempero é, na verdade, um dos mais poderosos (e naturais) agentes anti-inflamatórios.

    Nozes Seus altos níveis de antioxidantes, vitaminas e minerais também melhoram o estado de alerta mental. A vitamina E nas nozes também pode ajudar a evitar Alzheimer.
  •  

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019