A saúde do bebê começa pela boca da mãe

@dra.luannafelixabatista      sábado, 5 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

dra.luannafelixabatista
📌Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e todos sabem.

O que talvez poucos lembrem é da importância em zelar por isso durante a gravidez.

Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada – até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro.

A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe.

"A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Logo, as gestantes devem procurar especialistas para fazer um pré-natal odontológico. Por meio dele, o profissional irá orientar e desmistificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário – visando, sempre, a saúde da mãe e bebê".

✔Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais – que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso.

✔Bons hábitos de higiene bucal e uma alimentação saudável também são pontos de partida para uma gestação segura. Além de reduzir o consumo de açúcar, é essencial fazer a escovação correta após as refeições, usar o fio dental e o creme dental com flúor. Vale ressaltar que a gestação não é a causa direta de problemas bucais. Contudo, as alterações hormonais que ocorrem neste período podem favorecer condições pré-existentes e gerar desconfortos à mulher.

.
#gravida #gravidez #odontologia #prenatal #bebes #odontoresumos #dicasodontologia #refeicaosaudavel #fluor #escovavão #dentista #dentistry #prevenção #alteraçõesbucais #hormoniosfemininos #gengivite #hipossalivação #bonshabitos #higienebucal #boca #dentes #lingua #mulhergravida #curiosidades #odontoporamor #odontopink #carie #doencaperiodontal #ondo
 
dra.luannafelixabatista


⚠️Prevenção⚠️


Para auxiliar na prevenção, o ideal é procurar um Cirurgião-Dentista e fazer um check-up da boca antes mesmo de engravidar.

Essa é uma boa oportunidade para realizar a profilaxia dentária – tratamento que remove a placa bacteriana por meio de raspagem e polimento –, o que é bastante recomendado nessa fase.

No entanto, tratamentos extensos e cirurgias invasivas, como implantes, devem ser programados para depois do parto.

Durante a gestação, deve ser mantido o acompanhamento, retornando ao consultório a cada início de trimestre (ou no período aconselhado pelo Cirurgião-Dentista).

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019