A importância da mastigação

Dra. Maria Adelaide P. Burzlaff      terça-feira, 8 de setembro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

A Boca assume várias funções essenciais para a nossa sobrevivência que são: NUTRIÇÃO, COMUNICAÇÃO e MORFOGENÉTICA. Para a Nutrição participa: respiração, sucção, mastigação e deglutição. Para a Comunicação precisamos da mímica expressiva e da fala com a produção da voz e articulação da palavra, já a Morfogenética determina contorno, forma e harmonia das arcadas.

Estas três funções usam praticamente a mesma neuromusculatura. Se uma destas funções estiver alterada as outras provavelmente mostrarão patologias correlatas.

Quando nascemos, ao sermos amamentados naturalmente pelo seio materno, vamos maturando os reflexos neuro vegetativos de respiração, sucção, e deglutição para que aconteçam de forma sincronizada e assim, preparando estes reflexos para a função mastigatória que é mais complexa, e só se dará quando aparecerem os primeiros dentes em boca.

A mastigação é sem dúvida uma das funções mais importantes do ser humano. É através dela que desenvolvemo-nos em todas as fases da nossa vida, com exceção da fase de aleitamento materno onde ainda não dispomos dos dentes, mas estamos nos preparando para tê-los.

A Mastigação faz parte das funções do Sistema Estomatognático, sendo a parte inicial do processo digestivo.

Tem como função a fragmentação dos alimentos, permitindo junto com a saliva a mistura do bolo alimentar. A saliva, por sua vez, lubrifica e quimicamente dilui os alimentos, facilitando a deglutição.

A partir do nascimento dos dentes Decíduos ou de Leite, aos seis meses de idade, começamos a aprender a mastigar usando músculos mastigatórios, língua e lábios, maturando estes movimentos e sincronizando respiração e deglutição. Por isto a importância de não facilitarmos a alimentação infantil com alimentos sem consistência e pastosos. É importante que tenhamos o conhecimento da importância da estimulação do bebê nesta parte física, onde ele próprio vai se descobrindo segurando os alimentos e levando-os à sua boca.

 

 

A mastigação é um ato fisiológico complexo que envolve atividades neuromusculares, controladas pelo Sistema Nervoso Central por meio de receptores nos dentes, periodonto e músculos mastigatórios.

No ato de mastigar participam: dentes, músculos, glândulas salivares, palato duro (céu da boca), articulação têmporo mandibular(ATM), e ossos maxilares.

A digestão, tão importante para a nossa saúde que degrada os alimentos para que seus nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, começa pela boca, através de uma mastigação equilibrada. A boca é o primeiro compartimento digestivo responsável por produzir o bolo alimentar, com o auxílio da mastigação e da saliva.

O alimento bem mastigado é mais facilmente degradado e absorvido pelo organismo, pois partículas menores de alimento propiciam que a saliva as envolva de uma maneira mais eficiente favorecendo a ação das enzimas da digestão, permitindo assim uma melhor passagem intestinal.

O hábito de bem mastigar precisa ser readquirido, pois a vida moderna, com a sua velocidade, faz as pessoas mastigarem pouco, engolindo porções inteiras, dificultando a digestão e a função intestinal. Não é à toa que temos hoje tantos problemas digestivos e intestinais, engasgos, refluxos gastro esofágicos e constipação.

 

 

 

 

DISPEPSIAS ORGÂNICAS E DISPEPSIAS FUNCIONAIS

É muito comum nos nossos tempos as Dispepsias Orgânicas (alterações no trato gastro intestinal, que podem ser de origem específica como Úlceras, Parasitoses intestinais ou Neoplasias (tumores). Mas, quando há sintomas que não são crônicos ou recorrentes e não possuem como explicação anormalidades estruturais ou bioquímicas são consideradas Dispepsias Funcionais. Estas geralmente estão relacionadas a maus hábitos alimentares e mastigação deficiente. Por isto a importância de termos todos os nossos dentes em boca e sadios, sejam naturais ou próteses, para que cumpram a sua função mastigatória.

 

A IMPORTÂNCIA DA SALIVA NA MASTIGAÇÃO

A saliva é um fluido biológico bucal, transparente, secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. É composta basicamente de 99% de água e possui 1% de componentes orgânicos (proteicos e glicoproteicos) e inorgânicos. Os componentes orgânicos são: Ptialina (amilase), Mucina, Lactoferrina, Lisozima, Imunoglobulinas, Ureia, Glicose, etc. Os inorgânico são: Cloreto, Bicarbonato, Fosfato, Iodeto, Fluoreto, Sódio, Potássio, Cálcio, Ferro.

A saliva cumpre uma larga função nas necessidades fisiológicas como: Proteção da cavidade bucal, do epitélio gastro intestinal e da orofaringe.

Imunidade, equilibrando o PH da cavidade bucal com sua capacidade tampão regulando o PH da boca, para que os microorganismos patológicos não se desenvolvam.

Digestão, preparando o bolo alimentar.

As glândulas salivares produzem 1L a 2L de saliva por dia. A saliva é renovada na cavidade bucal 2 vezes por minuto. Durante o sono a taxa salivar é baixa aumentando quando do estímulo das glândulas salivares através do centro salivar no cérebro, e o fluxo é gerado pelo paladar.

Pela saliva podemos obter: dosagem hormonal, análise de DNA, diagnóstico de doenças, alterações sistêmicas, anticorpos, detecção e medição de drogas.

Na velhice, temos uma diminuição de nossos hormônios e a boca também se recente pela diminuição da secreção das glândulas salivares. Esta diminuição de saliva oportuniza, o PH bucal ficar ácido trazendo o aparecimento de doenças orais como Mucosites, Periodontites, Cárie Dentária e outras. A cárie da terceira idade vem também associada à diminuição da coordenação motora que dificulta uma boa higiene oral.

 

A MASTIGAÇÃO E A EVOLUÇÃO HUMANA

A criação de ferramentas que cortassem a carne, na Pré-história, ajudou a reduzir a mastigação. O processo transformou a estrutura dos dentes e boca dos nossos ancestrais aumentando o seu cérebro. Ficou mais fácil de mastigar a carne crua, raízes e frutas, transformando a face do nosso ancestral, fazendo-o parecer cada vez mais com o Hominídeo. O cozimento destes alimentos também concorreu para a mudança de tamanho de dentes e mandíbula. A alimentação se tornou mais fácil e rápida fazendo uma nova forma de face, diminuindo os dois terços inferiores e aumentando o seu crânio.

Nos dias de hoje mastiga-se cada vez menos, porque usamos alimentos processados em todas as idades, impedindo a atuação dos estímulos para o crescimento e desenvolvimento facial e a manutenção do equilíbrio do Sistema Estomatognático.

 

 

 

A mastigação bilateral alternada estimula o crescimento dos ossos da face tornando-a equilibrada e harmônica e evita Disfunções Têmporo Mandibulares. A mastigação bilateral e alternada propicia um estímulo de crescimento, na idade infantil e pré-adolescente, o espaço necessário para que todos os dentes sejam bem posicionados na boca para cumprirem o seu papel de estética e função e que a língua, um músculo muito forte, tenha o seu espaço sem invadir o espaço dentário ou labial e possa cumprir o seu papel de relevante importância nas funções essenciais que citamos no início, de Nutrição, Comunicação e Morfogenética.

Com a Revolução Industrial houve o aparecimento do açúcar refinado que foi e ainda é um dos grandes vilões da nossa saúde orgânica e oral, pois acidifica os meios propiciando doenças tanto sistêmicas quanto localizadas como a cárie que tem como alvo os dentes.

 

DENTES

Os dentes são elementos importantes, pois participam diretamente, com seu processo de corte e trituração para uma mastigação eficiente.

São fundamentais para a Nutrição, Estética e Fonação.

Aparecem em boca em torno dos seis meses de idade e completam 20 dentes aos 2 anos. Permanecem como 1ª dentição até os seis anos quando são trocados pelos dentes permanentes com o número de 30 dentes até os 13, e aos 18 anos somam-se 32, com o aparecimento dos terceiros Molares.

Os dentes têm formas diferentes para cumprirem seus trabalhos. Os Dentes anteriores são em número de quatro superiores e quatro inferiores, chamam-se Incisivos e devem cortar os alimentos. Os Caninos são em número de quatro, dois superiores e dois inferiores, posicionados na esquina do sorriso e cumprem o papel de guias da oclusão. Os Pré-Molares são quatro superiores e quatro inferiores e são os dentes mais importantes pois trituram os alimentos, e os Molares, que são em número de três superiores e três inferiores, tem a forma larga para pulverizar (moagem) os alimentos já triturados, por isto a sua forma de mesa.

 

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os dentes poderão se manter vitais por toda a vida desde que se tenha um equilíbrio de formas e função do Sistema Estomatognático e de toda a nossa saúde orgânica.

Sim, cada vez mais estamos vivendo mais tempo e com saúde desde que respeitemos o nosso corpo físico e mental.

 

FISIOLOGIA DA MASTIGAÇÃO

Em condições anatômicas favoráveis, a mordida deve ocorrer com os dentes anteriores. Os Incisivos cortam o alimento e inicia-se a mastigação que em padrão adequado deve ocorrer de forma alternada, bilateralmente, permitindo ter um lado de trabalho e o outro de balanceio.

O bolo alimentar vai se formando através da trituração do alimento pelos dentes com a ajuda da saliva. Concorrem para uma boa mastigação também os músculos mastigatórios, a língua que conduz o alimento de um lado para outro, as bochechas, lábios com a sua natural vedação e dentes sadios.

Os ciclos mastigatórios são definidos como excursões cinemáticas da mandíbula com três fases: abertura da mandíbula, fechamento da mandíbula e fase oclusal (de trituração). Na fase de abertura são movimentos verticais que acontecem e quando o alimento começa a ser triturado são os movimentos rotatórios que fazem este trabalho.

Para que uma mastigação seja eficiente os movimentos mandibulares devem ser suaves, com velocidade constante e ciclos mastigatórios alternados e bilaterais.

Durante o desenvolvimento humano a função mastigatória apresenta comportamentos diferentes em cada época da vida. No processo de envelhecimento há uma mudança muscular orofacial que traz a diminuição de força muscular, tônus e mobilidade. Há a diminuição do fluxo salivar.

A língua que também é um músculo, diminui a sua força prejudicando a lateralização do bolo alimentar. Há uma dificuldade para processar alimentos secos e duros e cansaço da musculatura facial após o momento da alimentação.

A dimensão inferior da face é diminuída em função da reabsorção das estruturas ósseas e a abertura bucal também é diminuída.

 

A mastigação é uma função estomatognática aprendida que depende de vias neurais e conexões sinápticas estabelecidas e comandadas pelo córtex cerebral.

Apesar da mastigação iniciar-se somente com a maturação neuromuscular, esta maturação ainda não está completa quando da irrupção dos primeiros dentes decíduos. É nesta fase que ocorre também o processo de transição de consistência alimentar de líquido-pastoso para o sólido. Somente com a irrupção dos Primeiros Molares Decíduos (aos seis meses) é que o padrão mastigatório torna-se mais estável.

 

 

Neste momento do desenvolvimento do ser humano, século XXI, é preciso que este alerta seja entendido e divulgado:

" Raças menos civilizadas e que desconhecem o uso de mamadeiras, papas ou alimentos industrializados, possuem uma dentição Decídua madura e melhor desenvolvida"

Logo, independente da informação genética do indivíduo, a função desenvolvida por um determinado órgão, seja ela de maneira correta ou não terá o mesmo desenvolvimento, correto ou não, deste órgão.

O primeiro desenvolvimento do recém-nascido vai se dar através da respiração. Um bebê que respira corretamente pelo nariz, desenvolve corretamente as vias aéreas superiores que está intimamente ligada ao palato, que também se desenvolverá bem se houver uma maturação certa destes movimentos sincronizados, respiração e deglutição. Em contrapartida um bebê que tem dificuldade de respiração nasal, passa a respirar pela boca, se habitua com a respiração bucal e consequentemente não desenvolve as vias aéreas superiores e com isto haverá o mau desenvolvimento do palato; e os dentes, no seu momento de irrupção, não terão o espaço necessário para bem se posicionarem. Então, haverá um ato mastigatório muito prejudicado em sua eficiência, influindo em toda a saúde e desenvolvimento desta criança.

Na 1ª dentição (Decídua), com o número de 20 dentes, a mastigação é o estímulo fundamental para o crescimento facial harmônico e isto concorre para uma melhor respiração nasal, pois as vias aéreas fazem parte deste crâneo face e também sofrem estímulos de crescimento com esta mastigação adequada que posiciona a língua no palato para fazer a deglutição. Esta língua, bem posicionada, tocará em todos os momentos de deglutição, que são milhares durante o dia, fazendo o toque de estímulo necessário para a expansão deste Palato. Este Palato também é a base do nariz, por isso, a importância deste toque para o desenvolvimento do bem respirar.

Na 2ª dentição, que chama-se Permanente, com 32 dentes, a mastigação também é de suma importância para que todos os elementos que fazem parte do Sistema Mastigatório tenham uma longevidade sadia.

 

DICAS DE SAÚDE

  • Mastigue devagar, de forma constante, triturando bem o alimento e alternando os lados mastigatórios;
  • Mastigue até que o alimento tenha perdido sua textura inicial;
  • Engula toda a comida da boca antes de partir para outra garfada;
  • Mastigue de boca fechada;
  • Evite ingerir líquidos enquanto estiver mastigando.

 Ao sabermos tudo isto, e observarmos como o corpo humano se relaciona integralmente, não podemos mais duvidar que o nosso corpo é uma máquina perfeita e que está em nossas mãos o desenvolvimento e conservação desta perfeição. Para isto devemos observar e respeitar a natureza de tudo, pois é nesta observação e respeito que se encerra a nossa feliz convivência humana neste planeta.


Autora: Dra. Maria Adelaide P. Burzlaff, Cirurgiã-Dentista, CRO 5258, Sócia fundadora e profa. da Escola FATEC Dental CEEO, Igrejinha, RS.

 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019