Imunidade

Dra. Deise Diniz      sábado, 2 de maio de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos
Já parou para pensar que VIVEMOS COMO SE NÃO FÔSSEMOS MORRER E MORREMOS COMO SE NÃO TIVÉSSEMOS VIVIDO?”
 
Em um contexto de pandemia? Várias emoções e pensamentos saltam em nossas mentes. Notícias a todo instante e percebemos que na verdade não controlamos nada... até o direito de ir e vir pode ser cerceado a qualquer instante.
 
Acordamos e não podemos sair de casa, isolamento social.  E então constatamos que a imunidade faz muita diferença nesse cenário. Mas, do que se trata a IMUNIDADE?
 
Pois é, a imunidade é um estilo de vida. É construída dia após dia, através das nossas escolhas, entre estas destaco: alimentação, controle do stress e como cuido do processo de envelhecimento. Sim, desde que nascemos, começamos a envelhecer.
 
ALIMENTAÇÃO
Como você lida com os alimentos x emoções, o tempo reservado para as refeições, o tipo de alimentos, jejum, entre outros são determinantes na sua saúde. A cada alimento favorecemos inflamações, doenças ou saúde e longevidade. 
 
STRESS
A alimentação influi diretamente no stress. Um organismo mal alimentado, com alto índice de alimentos inflamatórios e alérgenos, impedem que seu corpo tenha um bom desempenho físico e mental. Em contrapartida a cognição, raciocínio fica lento, a pessoa fica irritadiça e intolerante. Dorme mal. Acorda como se não tivesse dormido. É necessário administrar o stress. Este é importante, mas como tudo, na medida certa!
 
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Com tantos recursos, é incitador não envelhecer! Mas a beleza da vida é ter vivido e não apenas ter passado por esta terra. Porém temos em mente que envelhecer é dor no corpo, perda de memórias, doenças! Esta é uma fase da vida que observamos um sistema imunológico deficiente.... Ahhhh mas e normal!!! Não, não é!!! Vejo pessoas que nem parecem ter a idade que tem. Senhores ciclistas de 70 anos que pedalam de igual, ou melhor com os de 30/40 anos. Esta etapa, envelhecer, é um resumo de como vivi! Como tenho sido acompanhado fisiologicamente. Um indivíduo estressado, mal nutrido, tem seus hormônios desequilibrados e uma qualidade de vida muito comprometida. Muitos profissionais da área da saúde, tem se preocupado com a fisiologia humana.
 
Te convido a repensar seus conceitos. A valorizar e ser grato pelo que você tem. A curtir a vida, a se curtir. Stress? Sempre vai ter, por isto gaste-o dançando na sua sala de estar, se não der para pedalar, correr, ir para a academia. Separe tempo para refeições em família. Ahhhh passa rápido, filhos crescem, e nem percebemos!!!
O menos, sempre é mais... procure alimentações simples e saudáveis, fáceis de fazer e todos juntos fazem algo rápido. Se você estiver numa fase alone, não impede curtir cozinhar algo para você mesmo... você merece. Viva intensamente o seu hoje, não fique no passado, nem antecipe o futuro. Viva apenas!!
 
Em um momento em que o mundo pediu “tempo”, devemos repensar como tenho cuidado de mim... porque até o planeta está cansado!!! Crie rotinas para dormir, determine tempos e metas para tudo e seja comprometido consigo!!! Você vale muito!!! A vida é reflexo das escolhas feitas e quando perceber... o brilho do olhar volta, há maturidade, não conquistamos o mundo, mas tornamos o nosso mundo melhor, há uma Paz que excede a todo entendimento que nos preenche e nos completa!!!! Percebendo-se que viver é uma dádiva!!!
 

Autora: Dra. DEISE DINIZ,  Cirurgiã-Dentista, CRO 1102 MA.

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019