THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 


Relato de caso: Dr. Edgard Navarro

JCS      quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

dr.edgardnavarro

Essa paciente de 66 anos de idade, já menopausada apresentou-se ao meu consultório com história de #gengivite e #periodontite recorrentes. Na avaliação de seus exames séricos, foi comprovada disfunção hormonal. Os #hormôniosesteróides#colecalciferol#testosterona#progesterona e #estradiol encontravam-se em níveis baixíssimos.

 

Essa paciente de 66 anos de idade, já menopausada apresentou-se ao meu consultório com história de #gengivite e #periodontite recorrentes. Na avaliação de seus exames séricos, foi comprovada disfunção hormonal. Os #hormôniosesteróides#colecalciferol#testosterona#progesterona e #estradiol encontravam-se em níveis baixíssimos. Como tratamento, foi proposta suplementação hormonal, vitamínico/mineral associada à estratégias alimentares que entre outros benefícios elevou a taxa de colesterol, 400ng/dL (foto2). Em consulta com cardiologista, esse prescreveu sinvastatina, fármaco do grupo estatinas para redução do #colesterol, que foi corretamente ignorada pela paciente. Porém manifestou preocupação com a suposta formação de placas de ateroma nas carótidas, a #aterosclerose. Para tranquilizá-la, pedi um ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais que comprovou ausência total de placas ateróticas (foto 4 e 5) e portanto, zero expectativa para ocorrência de um evento trombo-embólico. Note nas imagens as artérias completamente desobstruídas.
Pergunto: quantos resultados normais de ultra-som de carótidas em pacientes com altos índices de colesterol teremos que ver ainda pra classe médica enterrar definitivamente esse mito de que colesterol provoca doença cardio-circulatória?
Quantas vezes mais presenciaremos reações de dúvida e surpresa em médicos cardiologistas diante de exames como esses?
Estatinas vem sendo prescritas sistematicamente pra reduzir colesterol alto, uma das maiores fraudes médicas do século.
Os jornais científicos mais prestigiados e respeitados do mundo como The Lancet, New England Journal of Medicine já afirmaram categoricamente que Colesterol faz bem pra saúde e não provoca doença cárdio-circulatória. Pelo contrário, esses estudos vem mostrando que a maioria dos infartados tinha colesterol "NORMAL", abaixo de 200ng/dL.
Quantos pacientes com colesterol normal ainda terão q infartar para a classe médica se atualizar?
https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2015/02/10/feds-poised-to-withdraw-longstanding-warnings-about-dietary-cholesterol/?utm_term=.1982832f86fa-
#vivacolesterol
#protocolobotelho
#medicinaorofacial
#hormoniosbioidenticos

 
 

 

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019