Entrevista Dr. André Oliveira

Dr. André Oliveira      segunda-feira, 1 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Entrevista com o Cirurgião-Dentista André Oliveira, Graduado em Odontologia UPF/1989. Especialista em Radiologia UPF/2000. Pós-Graduação Ortodontia-Uningá/2012. Habilitado ClickAligner/Alinhadores invisíveis. Habilitado em Toxina Botulínica. Laserterapia. Protocolo Botelho (Pós-graduado no curso de Fisiologia Hormonal – Protocolo Marco Botelho, com ênfase na Odontologia). CRO/RS 8286


Entrevista concedida à Marta DePaula, editora-chefe do Jornal Conceito Saúde, 
Contato: editoraconceito@yahoo.com.br, whats: (55) 98401-0864

 

Jornal Conceito Saúde: Dr. André, o que você como Cirurgião-dentista, enxerga no paciente?  

Dr. André Oliveira: Como costumamos dizer:

Um Cirurgião-dentista atende em sua vida profissional, seres humanos, seres complexos, pacientes que chegam a seu consultório com cabeça, pescoço, tórax e abdômen e seus respectivos órgãos internos, membros e não só, e apenas dentes,

pois apesar de ser Dentista, também é um Cirurgião, necessitando para sua formação básica do conhecimento da anatomia e fisiologia de todo o corpo humano, com o principal foco na face.

 

JCS: Por que o Cirurgião-dentista precisa entender e solicitar exames laboratoriais, e ele pode prescrever hormônios?

Dr. André Oliveira:

A face com sua estrutura musculo-esquelética e tegumentar, a boca (cavidade oral), onde se localizam os dentes, língua, mucosas, ossos alveolares, ossos da face, ossos maxilares e a ATM (articulação temporomandibular), fazem parte de um indivíduo como um todo, ou seja, sangue, nutrientes, hormônios, percorrem esta área de atuação como em qualquer órgão ou tecido do corpo humano. Medicamentos usados na medicina para tratar doenças também coincidem com medicamentos que o Cirurgião-dentista poderá recomendar na sua área de atuação, incluindo neste arsenal os hormônios e derivados, garantida esta possibilidade pela Lei Federal Nº 9.965, DE 27 DE ABRIL DE 2000,

a qual restringe a venda ou manipulação de hormônios somente com prescrição de receita de médico ou dentista, em consonância com a Lei Nº 5.081, DE 24 DE AGOSTO DE 1966, a qual regula as atividades profissionais dos Cirurgiões-dentistas. Também é interessante observar a SÚMULA NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE AGOSTO DE 2007, a qual determina que a solicitação das internações hospitalares e dos exames laboratoriais/complementares, requisitados pelo Cirurgião-dentista, devidamente registrado nos respectivos conselhos de classe, devem ser cobertos pelas operadoras, sendo vedado negar autorização para realização de procedimento, exclusivamente, em razão do profissional solicitante não pertencer à rede própria, credenciada ou referenciada da operadora.

 

JCS: Como se manifestam as doenças?

Dr. André Oliveira: Muitas doenças ocorrem ou se manifestam devido ao envelhecimento natural com seus efeitos em todo o corpo humano, a face e a cavidade oral e seus anexos, áreas de atuação do Cirurgião-dentista, também sofrem este envelhecimento; e porque envelhecemos? Podemos citar alguns eventos:


- Encurtamento telomeral, quando a perda dos telômeros é uma importante causa de envelhecimento; a enzima telomerase protege contra o encurtamento na extremidade dos cromossomos;
- Desarmonias hormonais: a queda, desequilíbrio e pausa dos hormônios, é importante fator de envelhecimento acelerado.
- Oxidação celular: fumo, álcool, alimentação inflamatória, vida sedentária, estresse, poluição ambiental, etc.

 

JCS: Fale um pouco mais sobre a razão desse envelhecimento...

Dr. André Oliveira:

Grande parte deste envelhecimento ocorre pela presença de inflamação crônica, a qual pode se estabelecer no nosso organismo, decorrente do sedentarismo, dieta inadequada rica em carboidratos e gorduras trans, estresse crônico e/ou oxidativo, excesso de radicais livres, etc.

O resultado é redução dos níveis hormonais, dos níveis de antioxidantes, vitaminas e minerais, desencadeando, consequentemente, muitas patologias, como obesidade, osteoporose, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, câncer, doenças autoimunes, etc. Os estudos têm demonstrado que algumas doenças bucais sofrem influências dos fatores inflamatórios e da redução de níveis hormonais, especialmente as doenças periodontais, a perda óssea alveolar, e risco aumentado à cárie.

 

JCS: O que é possível fazer?

Dr. André Oliveira: Sabendo disso, devemos dispor de recursos, que permitam minimizar os efeitos danosos do envelhecimento, permitindo ao paciente uma melhor qualidade de vida, com redução de perdas dentárias, redução de perda de osso alveolar, redução do índice de cáries, evitar ressecamento das mucosas, redução da perda do tônus muscular da face.

  A Odontologia integrativa com utilização de hormônios bioidenticos, aliada a um estilo de vida saudável que envolve a utilização de dieta baseada em comida de verdade, minimizando ou eliminando o uso de alimentos industrializados e multiprocessados, a prática de exercícios moderados a intensos, tentando reduzir fatores de estresse, ter um sono reparador, tem permitido reduzir ou eliminar o uso de medicamentos.

 

JCS: Qual a importância da Odontologia integrativa com utilização de hormônios bioidênticos?

Dr. André Oliveira: A utilização destes hormônios, os quais são mensageiros bioquímicos que sinalizam mensagens para que as células funcionem, restaurem, reparem e regenerem os tecidos, vem se revelando como uma ferramenta terapêutica valiosa no dia a dia de todas as especialidades dentro da Odontologia, otimizando seus resultados.

Os tempos de tratamentos ficam encurtados e a qualidade das respostas clínicas têm sido superiores às dos tratamentos convencionais isolados. Os hormônios em níveis ideais, influenciam de modo significativo o controle de gengivite e periodontite, perda óssea alveolar, incidência de cárie, disfunção temporomandibular (DTM) entre outras.

 

JCS: Essa Terapia é reconhecida em outros países?

Dr. André Oliveira:

A literatura científica está repleta de estudos em inúmeros países e vem evidenciando de forma inequívoca o benefício que vários hormônios trazem à saúde bucal.

 

JCS: Como alguns hormônios agem no nosso organismo?

Dr. André Oliveira: Exemplificando, a ação de alguns hormônios com relação direta com a saúde bucal e consequentemente com a saúde como um todo: 
- Testosterona: aumenta a densidade mineral óssea, aumenta a massa muscular, otimiza todo o metabolismo, diminui a ação de fatores pró-inflamatórios, previne o encurtamento telomeral, aumenta a espessura da pele, favorece a osseointegração de implantes.

 

- Progesterona: eleva a sensação de bem-estar, protege contra o câncer de mama, estabiliza os níveis de glicemia, inibe a atividade pró-coagulante, tem ação antioxidante e protetora cerebral, tem efeito sedativo natural no Sistema Nervoso Central, reduz os níveis de estradiol em homens, protege contra a osteoporose, redução dos distúrbios temporomandibulares por sua ação antinflamatória (inibindo a ação da colagenase, ação osteoblástica direta e indireta, e regulação nos fluidos articulares).
 

- Estradiol: mantém a densidade mineral óssea, reduz incidência de rugas, reduz o risco de câncer colorretal, reduz drasticamente a perda dental, importante fator na lubrificação do trato digestivo e articulações.

 

JCS: E a Vitamina D?

Dr. André Oliveira: Ainda poderíamos falar de muitos outros hormônios, especialmente da Vitamina D, que não é uma vitamina e sim um hormônio chamado colecalciferol e sua deficiência está intimamente associada ao risco aumentado de cárie. Assim,

é obrigação do Cirurgião-dentista diagnosticar e tratar hipovitaminose de Vitamina D, que também tem influência na mineralização óssea, prevenindo osteoporose, fator importante da formação de ossos e dentes, controla a hipertensão arterial, modulação da imunidade, cofator para a fisiologia da tireoide, reduz efeitos da depressão, suas doses abaixo das ideais demonstram relação com doenças como autismo e Alzheimer.

 

JCS: Então, os hormônios são importantes para o tratamento dentário?

Dr. André Oliveira: Todos estes hormônios, quando em níveis ideais e otimizados, ajudam a permitir um tratamento odontológico de qualidade, com mais previsibilidade de sucesso, devido principalmente a obtenção melhor qualidade da matriz óssea do periodonto,

então, todas as especialidades podem obter os benefícios, como a Ortodontia e Ortopedia, Periodontia, Implantodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, principalmente.

 

JCS: E o Cirurgião-dentista pode prescrever hormônios? 

Dr. André Oliveira: O Cirurgião-dentista pode prescrever tudo o que a ciência preconiza que tenha relação direta com o problema do paciente.

Algumas situações clínicas, como menopausa, diabetes etc., também podem estar interferindo na saúde bucal. Nesse caso, é dever do Cirurgião-dentista diagnosticar, tratar ou se necessário encaminhar para um médico ou mesmo um nutricionista.

 

JCS: Por que a Odontologia integrativa com utilização de hormônios bioidênticos é tão importante? 

Dr. André Oliveira:

A compreensão exata (conhecimento, domínio e aplicação) da fisiologia das múltiplas quedas hormonais com eficiência e segurança, constitui o mais alto grau de relevância para uma saúde ótima e longevidade saudável, e é isto que a Odontologia integrativa com utilização de hormônios bioidênticos oferece para a recuperação e a manutenção da Saúde e qualidade de vida.
Sim é possível envelhecer sem perder a força física ou mental, e aproveitar todos os seus dias com energia, disposição e bem estar, protegido contra doenças e condições debilitantes, as quais se manisfestam também na face e cavidade oral, foco da atenção profissional do Cirurgião-dentista.
 

Instagram do Dr. André Oliveira: @dr.andreoliveiraodonto

Comentários

Conheça os Hormônios


O que são Hormônios?

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hormônios e a inflamação

domingo, 30 de junho de 2019

Testosterona

domingo, 30 de junho de 2019

Progesterona

domingo, 30 de junho de 2019

Estradiol

domingo, 30 de junho de 2019

Colecalciferol - Vitamina D

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônio Ocitocina

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e a dor

domingo, 30 de junho de 2019

Hormônios e o câncer

domingo, 30 de junho de 2019